quarta-feira, 8 de junho de 2011

Computador não liga, como proceder? Parte I (Cold boot)

Pessoal existem várias razões pelas quais um computador pode não ligar, meu objetivo aqui não é listar todas elas, mas sim listar algumas soluções simples e rápidas, que fazem o computador voltar a ligar normalmente.


A dica de hoje é o "Cold Boot":

A palavra "Boot" vem do inglês e tendo vários significados, um deles é o de "pontapé", por isso precisamos do boot que conhecemos no computador, ele serve como o pontapé inicial para a máquina voltar a funcionar, dai o termo "Cold Boot" a palavra "Cold" também vem do inglês e significa "Frio",mas por que frio? Simples pois não haverá energia elétrica.
Como sabemos não só as placas mães como outros componentes do computador possuem capacitores, capacitores estes que acumulam energia elétrica, mesmo com o computador desligado, e ao ligar o computador ele gasta e repõe a energia com a alimentação da fonte,esse acúmulo as vezes pode fazer com que a máquina não ligue,sabendo disso o procedimento do cold boot é simples, basta cortar o fornecimento de energia que não haverá reposição, então faça como o indicado :

1- Se for um PC Desktop (Computador de mesa) basta tirar o cabo de alimentação da fonte, se for um notebook desconecte o carregador e tire a bateria.
2- Matenha o botão de power apertado por 10 segundos ( Em alguns computadores, como o meu por exemplo, eles chegam aa ascender os leds mesmo com o cabo da fonte fora da tomada mas apagam logo em seguida, não se assustem isso é normal).
3- Ligue o computador a a energia novamente e tente liga-lo, se ele ligar, o problema foi resolvido com o "Cold boot".

Nenhum comentário:

Postar um comentário