quarta-feira, 1 de junho de 2011

Como fazer a ligação do painel USB frontal do seu PC

Muita gente tem medo de fazer a ligações USB, ois desconhece os procedimentos para tal, o objetivo hoje é sanar essa dúvida.

ANTES DE COMEÇAR DESLIGUE O COMPUTADOR

Vamos começar pelo cabo USB:
Primeiro é necessário saber com encontrar um receptor USB, então procure por uma entrada exatamente como as amarelas da foto abaixo:

 

Vale lembrar que nem em todas as placas elas serão amarelas, em algumas podem ser azuis, pretas, verdes, roxas ou de qualquer outra cor o importante é procurar pelo nome USB, que deve estar escrito próximo a entrada, seja ele pequeno ou grande como o da foto.
DICA: Perceba que a entrada USB possuí 9 pinos e um vazio do lado direito, quando olhado nessa posição,o pino vazio tem de estar obrigatoriamente do lado esquerdo,caso contrário não será uma porta USB.

Agora que sabemos identificar um receptor USB, vamos aprender a fazer a instalações:

Os conectores USB podem ser juntos ou separados, como os das fotos abaixo:






Caso seja junto, não tem nem o que explicar basta encaixar no conector e o trabalho está feito, pois o próprio conector não permite que você encaixe errado.
DICA: No conector junto todos os pinos devem ser cobertos pelo conector, incluindo o espaço onde não há pinos.

Se o conector for separado a coisa já muda um pouco, então vamos lá:
Segue o desenho de um conector USB:

Primeira dica é sabe identificar os fios, pois o posicionamento deles é essencial, para que a conexão seja feita corretamente, afinal se for feita de forma errada pode queimar o dispositivo USB que seja ligado a porta USB mais tarde.

Os fio separados ou não sepmpre devem seguir a mesma ordem:

VVC / Dtata- / Data+ / GND

O fio VVC geralmente é vermelho e o GND geralmente é preto, se os dois não possuirem as cores que indiquei pelo menos um deles possuirá, o que facilitará na hora de saber como liga-los.

Agora que sabemos a ordem dos fios temos que saber como ligar os mesmos a placa. Segue a imagem:

Seguindo a ordem como na figura se torna muito fácil fazer a ligação frontal com fios separados.
Dica: Podem observar que na figura eu pus os nomes USB1 e UBS2, pois como os USB's frontais dividem um só conector, você deve ligar os dois num conector só, assim como na figura, feito isso, exatamente como mostrado acima, seu PC estará apto a usar as portas USB frontais.
Dica 2: O pino que está pintado de amarelo, em ligações separadas, nunca recebe conector nenhum, permanecendo vazio.
Dica 3: Caso seu computador tenha dois GND num mesmo conector, não se preocupe ligue apenas um, um deles pode ficar de fora.

OBS: Algumas das imagens presentes nesse post foram encontradas pelo sistema de busca de imagens do Google ou foram editadas para melhor entendimento.

3 comentários:

  1. em qual ubs encaixar? minha placa mãe é uma asus p8h67-v e nela existe 4 entradas, em qual delas encaixar?

    ResponderExcluir
  2. Olá Haroldo, desculpe o enorme atraso em te responder, mas como expliquei nos posts mais recentes eu me ausentei do blog por um tempo.
    Quanto a sua placa, por ser ASUS, pode haver uma conexão diferente, a ASUS gosta de complicar nossa vida nesse aspecto, porém, nada que não se resolva olhando o manual da fonte.
    Ps: Se você não tiver o Manual, simples, baixe-o da internet só procurar no google.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. OLA ADM MUITO obrigado por essas dicas eu fui enventar de retirar os cabos to da placa mãe e me dei mal par recolocar de volta ...e nesse doideira só tinha ficado a parte do (USB) QUE ,estava conectando errado quase queimei o (USB) DO COMPULTADOR
    DA primeira vez esquentou o cabo da conexão ai eu desliguei
    Rapido
    DA segunda Vez a porta (USB) ficou tão quente QUE Quase Queimei o meu pendraive pois
    Eu so tenho a te AGRADESCE POR ESSAS OTIMAS DIGA OBRIGADO MUITO OBRIGADO TA DE PARABENS

    ResponderExcluir